Escola Secundária Gabriel Pereira

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

EXPOSIÇÃO HUMANO-NATUREZA

PDF

No dia 18 deste mês, inaugurou-se, na igreja de S. Vicente em Évora, a exposição Humano-Natureza, integrada no âmbito de projeto de investigação-ação orientado para a educação para a sustentabilidade, constituindo uma mostra de trabalhos realizados por alunos das Escola Secundárias Gabriel Pereira e Severim de Faria, de Évora, em colaboração com o Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora.

A inauguração foi um encontro vibrante e muito humano entre professores e alunos das escolas, os mentores e os alunos do projeto, os representantes das instituições que o apoiaram e a comunidade. A velha igreja, algo sombria, encheu-se e iluminou-se, com as palavras postas na esperança de uma educação que seja um pilar da sustentabilidade. Tomaram a palavra as Professoras Maria Ilhéu, Jesuína Barcelos, Ana Paula Fadigas e Leonor Serpa Branco, e as alunas Carolina Gomes e Solange Baltar. Encontravam-se também presentes os representantes de todas as instituições envolvidas no projeto: os Professores Fernando Martins e Carlos Percheiro, diretores dos agrupamentos das escolas Secundárias Gabriel Pereira e Severim de Faria, respetivamente, o Professor Mourad Bezzeghoud, diretor da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e a Dra. Élia Mira, vicepresidente da Câmara Municipal de Évora.

A exposição, que estará patente ao público pelo menos até ao fim do mês, consta de expressões com diversas linguagens e num leque de trabalhos com variadas técnicas de artes plásticas, pictóricas e multimédia, cujo centro de atenção e emoção estéticas é a natureza e os seus reinos e ritmos nas suas diversas formas e manifestações. Os trabalhos, em termos de conceitos, apresentam, por um lado uma dimensão diagnóstica do que tem sido a predação humana da Terra, dos seus recursos e dos seres que a habitam, e por outro lado uma dimensão prospectiva do que se apresenta como caminhos de alternativa e superação desta situação.

Integrados na exposição estão programados três debates, todos a iniciar-se pelas 18 horas, um dos quais, referente à Ética Alimentar, já se realizou no passado dia 19. No dia 26, o debate será sobre as cidades enquanto lugares sustentáveis e, no dia 31, o debate de encerramento será sobre a relação Humano-Natureza no sentido da educação e transformação.

atualizado em Sexta, 03 Fevereiro 2017 09:28  

Centro Qualifica